A reorganização societária se dá por meio de uma mudança na estrutura, composição ou natureza jurídica de uma sociedade, alterando e adaptando a empresa a novas formas de atuar no mercado, para alcançar objetivos e atender interesses de acionistas e investidores. Esta reorganização pode acontecer por incorporação, cisão (parcial ou total) e fusão entre empresas. Outras possibilidades são devido às alterações de capital, sócios, regime tributário e a transformação do tipo societário, como a mudança de Sociedade Limitada (LTDA) para Sociedade Anônima (S.A), a mudança da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) para Sociedade Limitada (LTDA), etc.
A reorganização pode ser feita, portanto, por diversos motivos e em diversos momentos. E uma das finalidades em uma mudança societária é aperfeiçoar o planejamento tributário da empresa. Neste caso, o objetivo é adequá-la ao regime tributário mais vantajoso, tanto administrativamente quanto financeiramente, reduzindo assim o pagamento de impostos com base na lei. Para isso, porém, a empresa deve realizar antes estudos, cálculos e simulações, para definir qual a mudança mais benéfica e como esta mudança deve ser executada.
São muitos os possíveis benefícios ao se realizar uma reorganização societária bem planejada. Além da redução da carga tributária, a empresa pode aumentar sua lucratividade, fortalecer a marca, ampliar mercado, captar novos recursos, modernizar estruturas e aprimorar sua organização, entre muitas outras melhorias. O ideal, ao se promover a reorganização societária, é fazer uma detalhada investigação e auditoria de todas as informações e documentações financeiras, fiscais e contábeis das empresas envolvidas.
Na DRS Auditores, contamos com um time experiente nesse tipo de projeto, com profissionais que podem preparar o estudo e implementar a alteração desejada pela sociedade.